Passar para o conteúdo principal
Como criar registros no aplicativo
Atualizado há mais de uma semana

Tempo de leitura: 2 minutos


A criação manual do registro financeiro é destinada à construção da previsibilidade de recebimentos e pagamentos, criação de registros de concessionária e tributos, ou registro da movimentação do caixa físico.

Neste artigo você aprenderá como criar registros manuais pelo aplicativo do Organizador PJ.

Criação de registros

1. Clique no botão "➕" localizado no centro do aplicativo


2. Em seguida, clique na opção "Criar Registro''
​​


3. Primeiras informações do registro

  • Qual o tipo de registro: clique em "Entrada" se for um valor a receber ou "Saída" se for um valor a pagar

  • Qual o nome: coloque o nome do registro financeiro

  • Continuar: clique nesta opção ao finalizar o preenchimento das informações acima

    Veja o exemplo na imagem abaixo:

4. Na segunda etapa, preencha os campos abaixo:

  • Valor: digite um valor personalizado para o registro ou selecione uma das opções sugeridas

  • Qual o método de pagamento: selecione qual o método de pagamento

  • Qual conta: selecione de qual conta bancária sairá o valor (se for um registro de saída) ou entrará o valor (se for um registro de entrada).

  • Continuar: clique nesta opção ao finalizar o preenchimento das informações acima

    ​Veja o exemplo na imagem abaixo:



5. Na terceira etapa, escolha a data de vencimento do registro. Clique em cima do calendário ou do título "selecione a data de vencimento" para selecionar o vencimento.

  • Prazo personalizado: se selecionar a opção "prazo personalizado", poderá escolher o vencimento a partir de 30, 60 ou 90 dias da criação do registro.

  • Qual a data de pagamento: caso seja um registro referente a movimentação do caixa físico, por exemplo, adicione a data de pagamento neste campo.

  • Continuar: clique nesta opção ao finalizar o preenchimento das informações acima

    ​Veja o exemplo na imagem abaixo:




​6. Em informações do pagamento, preencha os campos abaixo (todos eles são opcionais, você pode clicar em "pular" se preferir:

  • Selecione o plano de contas: classifique o registro de acordo com a categoria do plano de contas adequada.

  • Qual o período de competência: coloque a data correspondente ao pagamento. Por ex: conta de luz de competência em outubro/2023 (mesmo sendo pago em novembro, o pagamento se refere ao mês de outubro) - campo não obrigatório.

  • Qual o tipo de lançamento: selecione se a transação é uma movimentação fixa (por exemplo: conta de luz) ou uma variável (por exemplo: conserto da infiltração) - campo não obrigatório.

7. A etapa seguinte pergunta sobre "Qual o terceiro". Esta etapa é opcional, você pode clicar em "pular" se preferir. Se necessário, coloque aqui o nome do seu cliente, fornecedor ou colaborador que tenha vinculação com o registro.

Observação: o terceiro precisa ter um cadastro na plataforma web antes para poder selecionar ele nesta opção. Caso não tenha cadastrado ele ainda, continue a criação do registro e quando terminar, você pode cadastrar o terceiro e voltar no registro para adicionar ele.

8. Em "Deseja repetir?" você escolhe se será criado apenas um registro ou se será uma recorrência ou parcelamento - implicará na criação de mais de um registro, dependendo do número de recorrências ou parcelas que selecionar. ​Escolha uma das 3 opções:

  • Não repetir: caso seja uma transação única (será criado um único registro)

  • Recorrente: ao criar uma recorrência, você cria registros idênticos com datas de vencimento que você pode personalizar. Nesta opção, defina o número de recorrências (que será o total de registros criados) e o período de recorrências.

  • Parcelado: na criação de parcelamento, você divide o valor total do registro em mais de um registro com datas de vencimentos que você pode personalizar. Nesta opção, defina o número de parcelas (que será o total de registros criados) e o período de parcelas.

    Exemplo abaixo:

9. A última etapa você tem a opção e colocar o documento associado ao registro. Por exemplo: se é uma conta de luz e você já tiver o PDF do boleto, coloque esse PDF como documento do registro.


Caso ainda não tenha o documento, você pode criar o registros mesmo assim e assim que receber o documento, encontre o registro e inclua o documento dentro dele.

10. Clique em "Pular" se preferir não colocar o documento neste momento.

​11. Agora você verá um resumo de todas as informações que colocou até agora. Analise com calma e se estiver tudo correto, clique em "Sim, criar registro"



​Caso tenha alguma dúvida ou dificuldade, entre em contato com nosso time de atendimento. Estamos sempre prontos para ajudar e garantir que sua experiência com a plataforma do Organizador PJ seja a melhor possível 💚

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Não se esqueça de clicar nas reações abaixo para avaliar o conteúdo!

Respondeu à sua pergunta?