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O Caixa Físico, ou Conta Caixinha, refere-se ao montante de dinheiro físico disponível em sua loja. Por meio dessa funcionalidade, é possível registrar na plataforma todas as transações de entrada ou saída que envolvem dinheiro em espécie na sua empresa.
Lembrando que a atualização e gestão do saldo do caixa físico deve ser feita manualmente pelo usuário.
A conta "caixinha" é padrão do Organizador PJ e não pode ser excluída. Se a sua empresa não utiliza caixa físico, você pode deixar a conta sem movimentação. Dessa forma, o saldo permanecerá zerado e não impactará os dados da plataforma.
Como criar um registro na conta caixinha?
1. No "menu ações", localizado no canto superior esquerdo da página, selecione a opção Criar Registro Financeiro.
2. No primeiro campo, defina o nome do registro.
3. Em "Método de pagamento" selecione a forma de pagamento utilizada. No caso do caixinha, será dinheiro.
4. No campo "Sua conta", selecione a opção "Caixa físico".
5. Em "Data de Vencimento" selecione a data de vencimento do registro clicando no calendário.
6. Em "Data de Pagamento" coloque a data de quando você pagou ou recebeu o valor. Caso pagamento ainda não tenha sido efetuado, basta deixar este campo em branco, e depois editar o registro quando ele for pago, inserindo a data de pagamento.
7. Nos "Lançamentos", preencha os campos:
Valor do lançamento: Coloque aqui o valor do lançamento. Se a transação for uma saída, insira o sinal de menos (-) junto ao valor para que ele fique negativo. Se for uma transação de entrada, insira somente o valor.
Nome do lançamento (campo não obrigatório): insira o nome do lançamento
Classificação: insira o nome ou índice da classificação que corresponde a transação
Período de competência (campo não obrigatório): coloque o mês a que se refere a transação
Tipo de lançamento (campo não obrigatório): Selecione se a transação é uma movimentação fixa (por exemplo: conta de luz) ou uma variável (por exemplo: conserto da infiltração).
Centro de custos (campo não obrigatório): caso tenha cadastrado centro de custos, coloque o centro de custo correspondente - campo não obrigatório.
Terceiro (campo não obrigatório): vincule ao registro o cliente/fornecedor, caso já tenha cadastrado na plataforma, e se estiver associado à transação do registro em questão.
Observações (campo não obrigatório): descreva aqui a que se refere essa transação.
8. Em "Ver mais informações do lançamento", você poderá visualizar as categorias e subcategorias referentes a classificação, e selecionar Classe do lançamento.
9. Clique no botão "Adicionar lançamento individual" para adicionar outro lançamento dentro do registro, caso necessário. Você também poderá adicionar lançamentos em massa com a opção "Adicionar lançamentos por CSV"
10. Em Repetir você possui 3 opções de escolha:
Não repetir: caso seja uma transação única.
Recorrente: ao criar uma recorrência, você cria registros idênticos com datas de vencimento diferentes. Nesta opção, defina o número de recorrências e o período de recorrências em Informações da recorrência.
Parcelado: na criação de parcelamento, você divide o valor total em mais de um registro com datas de vencimentos diferentes. Nesta opção, defina o número de parcelas e o período de parcelas em Informações do parcelamento.
11. Na seção Documentos, clique no ícone + para anexar o documento correspondente à transação, caso tenha. Os formatos aceitos são: PDF, JPG, JPEG, PNG, ou GIF.
12. Ao finalizar o preenchimento de todas as informações necessárias, clique no botão verde Criar Registro para concluir o processo.
13. Pronto. Seu registro financeiro referente a conta caixinha foi criado com sucesso!
Caso tenha alguma dúvida ou dificuldade, entre em contato com nosso time de atendimento. Estamos sempre prontos para ajudar e garantir que sua experiência com a plataforma do Organizador PJ seja a melhor possível 💚