Tempo de leitura: 2 minutos
Como contratar o serviço
Para contratar o serviço de negativação de boletos, entre em contato com o seu gerente Sicredi.
Atenção!
Somente Associados/Beneficiários de Cobrança do Sicredi Pessoa Jurídica - PJ poderão utilizar o serviço solicitando a negativação de boletos vencidos para pagadores PF ou PJ.
Como negativar boletos via Organizador PJ
Pela plataforma do Organizador PJ você tem duas opções de negativação:
1. A primeira é no momento da solicitação do boleto onde, na etapa 2 (informações da cobrança), você pode selecionar a opção de negativação automática para que os dados do pagador com a cobrança em atraso sejam enviados ao órgão de proteção de crédito.
Com esta opção, você pode escolher o número de dias em que a cobrança será negativada automaticamente após o vencimento:
2. A segunda opção é após a emissão da cobrança. Assim que o boleto for emitido, você pode clicar em mais ações da cobrança e selecionar a opção "pedido de protesto" para que o boleto seja negativado.
Como negativar ou excluir negativação de boletos pelo Internet Banking
Como opção, você também pode solicitar a negativação de boletos já emitidos diretamente pelo Internet Banking Sicredi.
1. Acesse o Internet Banking e clique na aba Cobrança.
2. Selecione os boletos que deseja consultar.
3. Clique em "Comando de Instruções" para visualizar as instruções de negativação, conforme o exemplo abaixo:
4. Selecione a opção que se adequa a sua necessidade e clique em avançar para concluir!
Dúvidas Frequentes
Qual o prazo para negativação após o beneficiário comandar a instrução?
O órgão responsável realiza a inclusão do devedor em 10 dias.
Boletos já emitidos podem ter a inclusão de negativação solicitada?
Sim! Pelo Organizador PJ você pode solicitar através da opção mais ações da cobrança, ou pelo Internet Banking através do comando de instruções.
Existe algum risco de negativar alguém que não tinha a mensagem "sujeito a negativação" no corpo do boleto?
O processo é semelhante ao atual de protesto em cartório. Não é necessário que conste no boleto original que o não pagamento está sujeito a protesto ou negativação.
A negativação está atrelada ao recebimento da carta física enviada pelo Serasa ao devedor?
Não, independentemente do recebimento da carta, o devedor será negativado mesmo que não receba a correspondência.
Para mais informações sobre o processo de negativação de boletos, custos e tarifas converse com seu gerente!
Caso tenha alguma dúvida ou dificuldade, entre em contato com nosso time de atendimento. Estamos sempre prontos para ajudar e garantir que sua experiência com a plataforma do Organizador PJ seja a melhor possível 💚