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Negativação de boletos
Atualizado essa semana

Tempo de leitura: 2 minutos 


Como contratar o serviço

Para contratar o serviço de negativação de boletos, entre em contato com o seu gerente Sicredi.

Atenção!

Somente Associados/Beneficiários de Cobrança do Sicredi Pessoa Jurídica - PJ poderão utilizar o serviço solicitando a negativação de boletos vencidos para pagadores PF ou PJ.

Como negativar boletos via Organizador PJ 

Pela plataforma do Organizador PJ você tem duas opções de negativação:

1. A primeira é no momento da solicitação do boleto onde, na etapa 2 (informações da cobrança), você pode selecionar a opção de negativação automática para que os dados do pagador com a cobrança em atraso sejam enviados ao órgão de proteção de crédito.

Com esta opção, você pode escolher o número de dias em que a cobrança será negativada automaticamente após o vencimento:

2. A segunda opção é após a emissão da cobrança. Assim que o boleto for emitido, você pode clicar em mais ações da cobrança e selecionar a opção "pedido de protesto" para que o boleto seja negativado. 

Como negativar ou excluir negativação de boletos pelo Internet Banking

Como opção, você também pode solicitar a negativação de boletos já emitidos diretamente pelo Internet Banking Sicredi.

1. Acesse o Internet Banking e clique na aba Cobrança.

2. Selecione os boletos que deseja consultar.

3. Clique em "Comando de Instruções" para visualizar as instruções de negativação, conforme o exemplo abaixo:

4. Selecione a opção que se adequa a sua necessidade e clique em avançar para concluir!

Dúvidas Frequentes

  • Qual o prazo para negativação após o beneficiário comandar a instrução?

O órgão responsável realiza a inclusão do devedor em 10 dias.

  • Boletos já emitidos podem ter a inclusão de negativação solicitada?

Sim! Pelo Organizador PJ você pode solicitar através da opção mais ações da cobrança, ou pelo Internet Banking através do comando de instruções.

  • Existe algum risco de negativar alguém que não tinha a mensagem "sujeito a negativação" no corpo do boleto?

O processo é semelhante ao atual de protesto em cartório. Não é necessário que conste no boleto original que o não pagamento está sujeito a protesto ou negativação.

  • A negativação está atrelada ao recebimento da carta física enviada pelo Serasa ao devedor?

Não, independentemente do recebimento da carta, o devedor será negativado mesmo que não receba a correspondência.

Para mais informações sobre o processo de negativação de boletos, custos e tarifas converse com seu gerente!


​Caso tenha alguma dúvida ou dificuldade, entre em contato com nosso time de atendimento. Estamos sempre prontos para ajudar e garantir que sua experiência com a plataforma do Organizador PJ seja a melhor possível 💚

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Não se esqueça de clicar nas reações abaixo para avaliar o conteúdo!

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