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Como resolver falhas na emissão de notas fiscais
Como resolver falhas na emissão de notas fiscais
Atualizado há mais de 2 meses

Tempo de leitura: 3 minutos


Por que ocorrem falhas na emissão?

Ao solicitar uma nota fiscal, o status "falha na emissão" pode surgir devido a problemas internos, na plataforma do Organizador PJ, ou externos, como no serviço de emissão ou na prefeitura. Este artigo explica os principais motivos dessas falhas e como corrigi-las.

As falhas de emissão podem ocorrer por vários motivos, incluindo:

  • Preenchimento incorreto: Código de Serviço, CNAE, Alíquota, ou descrição do serviço.

  • Certificado Digital: Vencido ou desatualizado.

  • Cadastro de Terceiros: Informações incompletas.

  • Datas Retroativas: Emissão ou vencimento fora do prazo.

  • Inscrição Municipal/Estadual: Dados não informados ou com divergência.

Identificando o motivo da falha na emissão

Para identificar a causa da falha, acesse o menu cobranças e localize a nota fiscal com erro. Em seguida, clique nos três pontinhos e selecione "Ver Histórico":

Nesta opção, você encontrará detalhes sobre o erro que serão essenciais para a correção!

Como resolver a falha na emissão de NFs

Abaixo listamos alguns dos principas erros, como eles aparecem no histórico da cobrança, e a solução que deve ser aplicada. Confira!

1. Terceiros - Endereço incompleto ou faltando

Erros:

  • 214 - Cidade/UF informada (/) não foi encontrada na base de dados.

  • 318 - Campo Cidade/UF não preenchido (obrigatório para tomador com CNPJ).

  • E0001 - Verificação dos dados para cadastramento do Tomador: Código da cidade do tomador informada não existe na tabela do IBGE.

  • E114 - Campo bairro do tomador não informado (obrigatório para tomador com CNPJ)

  • E0046 - Verificação dos dados para cadastramento do Tomador: Favor informar o código da cidade do tomador.

  • POSIÇÃO RPS - 1 A informação do bairro do tomador é obrigatória para tomadores Pessoas Jurídicas (com CNPJ).

  • LIB-E007 - Campo(s) com conteúdo inválido: O CAMPO Tomador => Cep POSSUI VALOR INVÁLIDO. INFORME SOMENTE NÚMEROS. None

  • 999 - CODIGO DO MUNICIPIO DO TOMADOR NAO INFORMADO

  • Erro no processamento de emissão da nota fiscal. Resposta da solicitação: -- Line 1, Col 0: 1:0: ERROR: Element '{http://www.abrasf.org.br/nfse.xsd}Endereco': [facet 'minLength'] The value has a length of '0'; this underruns the allowed minimum length of '1'. Line 1, Col 0: 1:0: ERROR: Element '{http://www.abrasf.org.br/nfse.xsd}Endereco': '' is not a valid value of the atomic type

Solução:

  1. Acesse o menu "Lista de Terceiros"

  2. Procure o terceiro que teve a nota com falha na emissão.

  3. Clique para editar o perfil.

  4. Insira o endereço completo do terceiro

  5. Salve a edição do cadastro.

  6. Reprocesse a nota fiscal, clicando nos 3 pontinhos e selecionando a opção de reprocessamento.

2. Terceiros - E-mail incompleto ou faltando

Erros:

  • {"field": "billing.email", "message": "O campo 'billing.email' deve conter um endere\u00e7o de email v\u00e1lido"

  • E518 - Campo e-mail do tomador não é válido. - POSIÇÃO RPS - 1 O campo e-mail do tomador deverá conter um e-mail válido.

Solução:

  1. Acesse o menu "Lista de Terceiros"

  2. Procure o terceiro que teve a nota com falha na emissão.

  3. Clique para editar o perfil.

  4. Insira o endereço de e-mail do terceiro.

  5. Salve a edição do cadastro.

  6. Reprocesse a nota fiscal, clicando nos 3 pontinhos e selecionando a opção de reprocessamento.

3. Terceiros - Telefone incompleto ou faltando

Erros:

  • E127 - Campo telefone do tomador informado incorretamente. O campo telefone do tomador deverá ter tamanho máximo de 11 caracteres.

  • L37 - O campo Telefone deve conter dez dígitos numéricos sem espaços ou 11 dígitos numéricos com o primeiro dígito igual a zero.

Solução:

  1. Acesse o menu "Lista de Terceiros"

  2. Procure o terceiro que teve a nota com falha na emissão.

  3. Clique para editar o perfil.

  4. Ao final da página, crie ou edite o cadastroo já existente com um número de celular válido, no formato (XX) 9XXXX-XXXX.

  5. Salve a edição do cadastro.

  6. Reprocesse a nota fiscal, clicando nos 3 pontinhos e selecionando a opção de reprocessamento.

4. Certificado digital vencido

Erros:

  • "{'success': False, 'data': {'codigo': 'certificado_vencido', 'mensagem': 'Certificado vencido em 15/10/2022 13:04. Por favor adquira um novo certificado e tente novamente.'}.

  • Erro no processamento de emissão da nota fiscal. Resposta da solicitação: -- Certificado vencido em 11/10/2022 15:50. Por favor adquira um novo certificado e tente novamente.

Solução:

  1. Obtenha o novo certificado digital: renove ou adquira um novo certificado digital.

  2. Envie o novo certificado para o o e-mail [email protected]

  3. Aguarde a confirmação de que o certificado foi atualizado com sucesso

5. Datas retroativas

Erros:

  • Código: 20 Descrição: Data de emissão (02/01/2023) menor que a data do último RPS faturado (03/01/2023)

  • EF001 - A última nota foi emitida em 25/10/2022, por isso não é permitido emitir nova nota fiscal com data anterior a essa. None

Solução:

  1. Acesse a cobrança, e clique no botão 3 pontinhos.

  2. Altere a data de emissão para a data atual ou posterior.

  3. Reprocesse a nota fiscal, clicando nos 3 pontinhos e selecionando a opção de reprocessamento.

6. Preenchimento incorreto - CNAE e Código de Serviço

Erros:

  • E33 - Código CNAE inexistente - POSIÇÃO RPS - 1 Consulte a legislação vigente para saber o código CNAE que deverá ser informado neste campo.

  • E1001 - Ocorreu um erro de conversão. Atividade informada não esta vinculada ao Alvará Comercial. - POSIÇÃO RPS - 1 Regularizar a situação junto à Prefeitura Municipal de Curitiba ou alterar a Atividade informada.

  • E30 - Item da lista de serviço inexistente - POSIÇÃO RPS - 1 Consulte a legislação vigente para saber o item da lista de serviço que deverá ser informado neste campo.

  • E35 - Código de tributação inexistente Consulte a legislação vigente para saber o Código de tributação que deverá ser informado neste campo.

  • L34 - Item da lista de serviço incompatível com o código de tributação.

  • Ocorreu um erro de autorização ! ---- E205 - Não existe regra de imposto para o serviço informado Informe um serviço que exista na regra

  • Ocorreu um erro de autorização ! ---- E222 - Código CNAE informado indevidamente. Esse campo não deve ser preenchido neste município.

  • E348 - Emissão com serviço eventual não permitido pelo município. Informe um serviço que não seja eventual.

Solução:

  1. Acesse o registro financeiro da cobrança/nota fiscal

  2. Arraste para baixo e clique no documento "Nota Fiscal"

  3. Valide o Código de Serviço e CNAE informados

  4. Corrija a informação, se necessário

  5. Reprocesse a nota fiscal, clicando nos 3 pontinhos e selecionando a opção de reprocessamento.

7. Preenchimento incorreto - Alíquota ISS

Erros:

  • Código: E548 Descrição: A alíquota informada é menor do que a alíquota vigente para esta competência. Correção: Informe uma alíquota igual ou superior à alíquota mínima calculada.

  • 208 - Alíquota informada difere da alíquota vigente para o código de serviço informado. O sistema irá adotar a alíquota vigente.

  • E201 - Valor da aliquota informado incorretamente Informe o valor da aliquota como 0 quando a empresa for imune ou isenta

  • L17 - Código Tributação município não informado O codigo de tributação município deve ser informado para aliquota zerada ou não informada!

  • E358 - Aliquota do simples não pode ser inferior a 2% e superior a 5%. Entre em contato com a prefeitura para realizar o cancelamento através de processo administrativo.

  • E548 - A alíquota informada é menor do que a alíquota vigente para esta competência. Informe uma alíquota igual ou superior à alíquota mínima calculada.

Solução:

  1. Acesse o registro financeiro da cobrança

  2. Arraste para baixo e clique no documento "Nota Fiscal"

  3. Informe a alíquota ISS correta

  4. Reprocesse a nota fiscal, clicando nos 3 pontinhos e selecionando a opção de reprocessamento.

8. Preenchimento incorreto - Retenção na fonte

Erros:

  • 1616 - Pessoa física não pode ser responsável tributário

  • 209 - O código de serviço prestado não permite retenção de ISS.

  • E199 - Conforme legislação municipal, esta prestação de serviço não deve ter o imposto retido. Informe o campo ISS Retido com o valor 2, e não informe o campo Valor ISS Retido.

  • L44 - Tomador de serviço não possui inscrição municipal válida no município e não pode efetuar a retenção do ISSQN na fonte.

Solução:

  1. Acesse o registro financeiro da cobrança/nota fiscal

  2. Arraste para baixo e clique no documento "Nota Fiscal"

  3. Desmarque o campo "Retenção na Fonte"

  4. Reprocesse a nota fiscal, clicando nos 3 pontinhos e selecionando a opção de reprocessamento.

9. Vinculação do certificado digital com a prefeitura

Erro:

  • E516 - Problemas ao recuperar o certificado digital vinculado. A possível causa é, a não vinculação do certificado com o usuário que está enviando a requisição, ou a não utilização de HTTPS.

Solução:

  1. Caso a sua prefeitura seja a de Curitiba, siga para o passo 2 em diante. Caso não seja, avance até o passo 4.

  2. Para vincular o certificado digital na prefeitura de Curitiba, siga os passos disponíveis neste link: https://focusnfe.com.br/blog/vinculacao-certificado-digital-na-prefeitura-de-curitiba/

  3. Após a vinculação do certificado na prefeitura, acesse a cobrança, clique nos 3 pontinhos e reprocesse a nota fiscal.

  4. Se o prestador não for de Curitiba, entre em contato com o time de Suporte para maiores orientações.

10. Erro de autorização

Erro:

  • Ocorreu um erro de autorização!

Solução:

  1. Aguarde alguns minutos e reprocesse a nota fiscal.

  2. Caso não tenha sucesso, entre em contato com suporte e solicite a correção.

  3. Aguarde a correção ser finalizada pelo time de Suporte.

11. Informação faltante - Inscrição Estadual ou Municipal do terceiro

Erros:

  • 210 - Rejeicao: IE do destinatario invalida

  • 232 - Rejeição: IE do destinatário não informada

  • Código: Erro 1 Descrição: Usuário/Contribuinte Não Identificado (Erro 1) [ Cód. Usuário Enviado:AMI079, Cód. Contribuinte Enviado:07944542839 ]

Solução:

  1. Entre nos dados da NF, e encontre o campo "Inscrição Estadual".

  2. Se o campo estiver preenchido com letras, exclua e reprocesse a nota fiscal (se voltar o mesmo histórico, continue pelo passo 3)

  3. Se o campo estiver vazio, tente localizar a Inscrição Estadual da empresa e adicione o IE no campo.

  4. Reprocesse a nota fiscal, clicando nos 3 pontinhos e selecionando a opção de reprocessamento.

  5. Adicione a IE no cadastro do terceiro para que nas próximas emissões não ocorram falhas novamente

12. Preenchimento incorreto - Descrição do serviço

Erro:

  • L999 - CARACTERE(S) INVALIDO(S) NA DISCRIMINACAO DO SERVICO CARACTERE(S) INVALIDO(S) NA DISCRIMINACAO DO SERVICO

Solução:

  1. Entre no registro financeiro

  2. No final do registro, selecione o documento "Nota Fiscal"

  3. Verifique o campo de descrição, e retire qualquer caracteres inválidos.

  4. Se atente a "TAB's" (espaços em branco) usados, eles não são permitidos.

  5. Caso apresente nova falh

13. Data de emissão do RPS

Erro:

  • E0016 - Data de emissao do RPS nao podera ser superior a data de hoje. Informe a data de emissao do RPS Valida

Solução:

  1. Acesse a cobrança, e clique no botão 3 pontinhos.

  2. Altere a data de emissão para a data atual.

  3. Reprocesse a nota fiscal, clicando nos 3 pontinhos e selecionando a opção de reprocessamento.

  4. Em seguida, novamente nos 3 pontinhos, clique na opção "sincronizar"

  5. Aguarde alguns minutos. Caso a nota fiscal não seja emitida, entre em contato com o nosso suporte para solicitar auxílio.


Se você identificar algum erro não listado neste artigo, entre em contato com o nosso suporte para que possamos te auxiliar na resolução!


​Caso tenha alguma dúvida ou dificuldade, entre em contato com nosso time de atendimento. Estamos sempre prontos para ajudar e garantir que sua experiência com a plataforma do Organizador PJ seja a melhor possível 💚

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Não se esqueça de clicar nas reações abaixo para avaliar o conteúdo!

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