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Por que ocorre o erro de "juro zerado" na emissão de um boleto?

Atualizado há mais de 2 semanas

Tempo de leitura: 1 minuto


Ao realizar a emissão de boletos na plataforma, você pode ter se deparado com um erro ao valor da taxa de juros aplicada. Este artigo explica por que isso e como garantir que seus boletos sejam emitidos corretamente. acontece

Como o cálculo de juros funciona na emissão de boletos

Para atender a uma exigência do Sicredi, a plataforma precisa informar os juros aplicados em formato diário, e não mensal.

Por isso, quando você insere uma taxa de juros mensal (ex: 1%), nosso sistema realiza um cálculo automático para convertê-la em uma taxa diária antes de enviar as informações ao banco. 

É importante ressaltar que o Sicredi só aceita valores de juros diários com até duas casas decimais.

O motivo do erro

O erro na emissão ocorre quando o resultado do cálculo é um valor inferior a R$ 0,01.

Se o cálculo do juro diário resultar em um valor como R$ 0,003 ou R$ 0,005, por exemplo, o sistema o arredondará para R$ 0,00, pois o banco não processa mais de duas casas decimais.

Quando esse valor de R$ 0,00 é enviado ao banco, a emissão do boleto é rejeitada, pois é interpretado que não há juros a ser cobrado.

Como solucionar o erro

Para que o boleto seja emitido com sucesso, você precisa garantir que o resultado do cálculo do juro diário seja sempre igual ou superior a R$ 0,01.

Neste caso, se o valor da cobrança for muito baixo, será necessário aplicar uma taxa de juros mensal mais alta para atingir o mínimo de R$ 0,01 por dia

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