Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesRelatóriosEntenda os relatórios
Como funciona o relatório Comparativo de Resultados
Como funciona o relatório Comparativo de Resultados
Atualizado há mais de uma semana

Tempo de leitura: 3 minutos


O relatório Comparativo de Resultados tem por objetivo comparar os resultados que a sua empresa obteve em determinado período. Dessa forma, você consegue analisar a performance da sua empresa ao longo do período analisado.

Essa análise é possível porque o relatório apresenta a comparação da performance da sua empresa de acordo com os indicadores do relatório DFM - Resultados. Com isso, você consegue entender se o resultado de um indicador financeiro apresentou evolução ou não ao longo do tempo.

Este relatório apresentará somente o resultado dos registros financeiros classificados de acordo com o plano de contas. Os registros que não tiverem classificação do plano de contas não são contabilizados.

Antes de iniciar a análise, aplique os filtros para que o relatório seja gerado

  • Período: escolha entre mensal, bimestral, trimestral, semestral ou anual

  • Início: escolha a data de início

  • Fim: escolha a data final

  • Centro de custos: caso queira, selecione um centro de custos para analisar apenas os indicadores de um projeto específico

Ao aplicar os filtros, clique em "Gerar relatório", aguarde alguns instantes até que as informações sejam carregadas.

Você também pode optar por esconder movimentações transitórias: ao selecionar essa opção, transações classificadas como ‘Transferência entre contas’, ‘Estornos de pagamentos’, ‘Transações internas’ e ‘Resgates e aplicações automáticas’ não serão mostradas no relatório.


Assim que o relatório for gerado, ao lado direito você pode observar os indicadores, e ao lado esquerdo cada período filtrado lado a lado, como mostra na imagem abaixo:

Principais indicadores do relatório comparativo de resultados

1. Margem de contribuição

A margem de contribuição é o indicador que representa os resultados da empresa após os gastos com redutores e custos.

MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO = RECEITA BRUTA - REDUTORES - CUSTOS

Dessa forma, resumindo de maneira mais simplificada, a Margem de Contribuição é o indicador que mostra o resultado após os gastos necessários para a geração de receita.

Portanto, no relatório Comparativo de Resultados você consegue verificar se o resultado da empresa melhorou ou não nesse indicador ao longo do período analisado. Assim, se a margem de contribuição cresceu ao longo do tempo, é sinal de que está sobrando mais dinheiro para a sua empresa após os gastos necessários para a geração de receita.

A partir disso, é importante analisar outros fatores para entender o porquê da margem de contribuição ter melhorado:

● A receita da sua empresa cresceu durante o período
● A sua empresa conseguiu diminuir os custos de produção ou de prestação de serviço?

Caso o resultado da margem de contribuição tenha piorado durante o período, significa que a sua empresa ficou com menos dinheiro em caixa após todos os gastos necessários para a geração de receita. Dessa forma, você pode verificar o desempenho da Receita, dos Redutores e dos Custos da sua empresa para entender o porquê desse resultado:

● A obtenção de receita piorou durante o período?
● Os gastos com redutores ficaram maiores?
● Os custos de produção aumentaram muito durante o período?

2. Resultado Operacional

O resultado operacional é o indicador que demonstra o desempenho de toda a operação da sua empresa.

RESULTADO OPERACIONAL = MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO - DESPESAS OPERACIONAIS

Para entendermos melhor o resultado operacional, é preciso pontuar que as despesas operacionais são todas as despesas que auxiliam a operação e a obtenção de receitas. Dessa forma, essas saídas não estão diretamente relacionadas com a geração de receitas, mas são despesas que mantém a operação funcionando, como por exemplo: aluguel, água, luz, tarifas, etc.
Portanto, o resultado operacional é o indicador que demonstra o resultado da empresa depois de todos os gastos com a operação (Redutores, Custos e Despesas Operacionais).

RESULTADO OPERACIONAL = RECEITAS - GASTOS OPERACIONAIS (REDUTORES, CUSTOS E DESPESAS OPERACIONAIS)

A partir desse indicador, você consegue verificar se a operação da sua empresa se tornou mais lucrativa ou não ao longo do período analisado. Caso a sua empresa tenha demonstrado uma evolução no resultado operacional, significa que a performance da empresa está melhorando e os lucros da operação aumentando.

Dessa forma, você pode analisar outros indicadores para entender o porquê do resultado operacional ter melhorado no período.

● A sua empresa conseguiu aumentar as receitas?
● A sua empresa conseguiu diminuir as despesas operacionais?
● A sua empresa conseguiu diminuir os custos?

Por outro lado, se a sua empresa não demonstrou evolução no resultado operacional, é sinal de que o lucro da operação da sua empresa se manteve ou diminuiu. Assim, o recomendado é verificar os outros indicadores para entender melhor esse resultado.

● As receitas da sua empresa apresentaram uma queda durante o período?
● As despesas operacionais aumentaram durante o período?
● Os custos aumentaram durante o período?

3. Resultado Líquido

O resultado líquido é o indicador que demonstra o resultado geral da sua empresa. A diferença entre o resultado líquido e o operacional é que o resultado líquido leva em consideração as entradas e saídas não operacionais, que são aquelas transações que não têm relação com a operação da empresa.

RESULTADO LÍQUIDO = RESULTADO APÓS O IMPOSTO + ENTRADAS NÃO OPERACIONAIS - SAÍDAS NÃO OPERACIONAIS

Para entendermos melhor o resultado líquido, é importante destacar que entradas e saídas não operacionais são transações que NÃO têm relação direta com a performance da empresa. Alguns exemplos são:

● Empréstimos
● Aportes de sócio
● Retiradas de sócio

Dessa forma, o resultado líquido é o indicador que mostra quanto dinheiro ficou para a empresa após todos os gastos operacionais (Redutores, Custos e Despesas Operacionais) e todos os gastos não operacionais. Portanto, a partir desse indicador você consegue entender se o resultado geral da empresa melhorou ou piorou durante o período analisado.
Caso o resultado líquido da sua empresa tenha melhorado durante o período, significa que a sua empresa ficou com cada vez mais dinheiro em caixa. Assim, é recomendado observar os outros indicadores para entender o porquê desse resultado.

● As retiradas de sócios diminuíram durante o período?
● A sua empresa recebeu um empréstimo bancário?
● A sua empresa conseguiu aumentar as receitas?
● A sua empresa conseguiu diminuir gastos com custos ou despesas?

Porém, se o resultado líquido diminuiu, é sinal que a sua empresa ficou com cada vez menos dinheiro em caixa após o período analisado. Dessa forma, é necessário entender o motivo por trás desse resultado.

● As retiradas de sócio aumentaram e estão causando um impacto negativo na empresa?
● A sua empresa parou de receber empréstimos?
● As receitas da sua empresa diminuíram durante o período?
● Os gastos com custos e despesas operacionais aumentaram durante o período?

4. Saldo inicial e saldo final

Os campos Saldo Inicial e Saldo Final do relatório são importantes para você visualizar qual foi a diferença de saldo entre o começo e o final do período. Assim você consegue comparar se o saldo bancário da sua empresa melhorou ou piorou durante o período analisado.

Isso é importante para entender se a sua empresa está acumulando ou queimando caixa. E da mesma forma que ocorreu com os outros indicadores do relatório, é necessário que a partir desse resultado você verifique se ele está em conformidade com a estratégia da empresa.


​Caso tenha alguma dúvida ou dificuldade, entre em contato com nosso time de atendimento. Estamos sempre prontos para ajudar e garantir que sua experiência com a plataforma do Organizador PJ seja a melhor possível 💚

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Não se esqueça de clicar nas reações abaixo para avaliar o conteúdo!

Respondeu à sua pergunta?