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O DFM, ou Demonstrativo Financeiro Mensal, tem por objetivo demonstrar a performance da sua empresa dentro de um determinado mês através de indicadores financeiros.
A análise demonstrativa financeira é possível porque toda transação da plataforma é classificada de acordo com o Plano de Contas, ou seja, toda transação é classificada para gerar um indicador financeiro específico.
A partir das classificações feitas em cada registro financeiro, o relatório DFM - Resultados apresenta a performance de um mês da sua empresa de acordo com diversos indicadores financeiros, que serão explicados um a um nesse artigo.
Como utilizar o relatório DFM - Resultados?
1. Para acessar o seu relatório, clique no menu "Relatórios", e selecione a opção "DFM".
2. Mantenha na aba "Resultados", como indicado na imagem abaixo:
3. Confira abaixo os filtros disponíveis para que possa aplicar antes de iniciar a sua análise.
Esconder zerado (Recomendado): Dessa forma, você terá uma visualização mais clara e simplificada das categorias em que as suas transações estão alocadas.
A recomendação é que antes de analisar o relatório, você clique no botão ‘Esconder Zerados’, para que o relatório mostre apenas as categorias do Plano de Contas que foram utilizadas.
Esconder movimentações transitórias: Ao selecionar essa opção, transações classificadas como ‘Transferência entre contas’, ‘Estornos de pagamentos’, ‘Transações internas’ e ‘Resgates e aplicações automáticas’ não serão mostradas no relatório.
Filtro por centro de custos: Digite o nome do centro de custo para filtrar por transações de acordo com o centro de custo informado. Precisa ser um centro de custo já cadastrado na plataforma e usado em registros financeiros. Caso esse campo esteja em branco, o relatório será composto por todas as transações da sua empresa no mês selecionado.
💡 Dica! Para uma melhor visualização dos indicadores apresendados no DFM (Demonstrativo Financeiro Mensal), recomenda-se selecionar o mês anterior. Isso garante uma análise mais precisa dos dados!
Entenda os indicadores financeiros!
A leitura do relatório sempre deve ocorrer na sequência apresentada, considerando que as linhas verdes são as entradas de dinheiro na empresa, as linhas vermelhas a saída de dinheiro, e as linhas azuis são os resultados obtidos, destacados como os principais indicadores financeiros.
O período de análise deve sempre ser filtrado, e o recomendado é que o relatório seja consumido para tomadas de decisão após o fechamento do mês.
Os indicadores financeiros são gerados por meio das classificações dos registros na plataforma. São eles:
Receitas
As receitas são ENTRADAS através de venda de produto ou serviço prestado e que estão diretamente relacionados com o objetivo da empresa.
No nosso exemplo, as receitas seriam todas as entradas referentes as vendas de garrafas de água.
Redutores
O redutor é uma SAÍDA cuja dedução está diretamente relacionada à receita bruta. Assim, quanto maior for a sua receita, maior serão os redutores. Alguns exemplos de redutores são:
Impostos Federais
Comissões
Receita Líquida
A receita líquida é o primeiro indicador financeiro do relatório e ela representa o que a sua empresa realmente recebeu no período de um mês.
RECEITA LÍQUIDA = RECEITAS - REDUTORES
Ou seja, a receita líquida é o conjunto das entradas diretamente relacionadas com o objetivo da empresa, descontados os redutores. Assim, a receita líquida representa o montante que realmente entrou no caixa da sua empresa.
Custos
Os custos são todos os gastos fundamentais para executar o serviço ou vender o produto da sua empresa. Uma boa dica para entender se determinado gasto é um custo ou não, é verificar se esse gasto é ESSENCIAL para executar o serviço da empresa.
Por exemplo: Na empresa de venda de garrafas de água, o plástico da garrafa é um custo, pois ele é um gasto essencial para que o serviço possa ocorrer. Sem a garrafa, não tem como vender água.
Margem de Contribuição
A margem de contribuição é o segundo indicador financeiro do relatório. Ele mostra os resultados da empresa após os gastos com redutores e custos. Podemos simplificar a margem de contribuição como o resultado da empresa após os gastos “necessários” para a manutenção da empresa. Podemos simplificar a margem de contribuição com a seguinte fórmula:
MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO = RECEITA LÍQUIDA - CUSTOS
Despesas Operacionais
A despesa operacional é tudo aquilo que tem como objetivo AUXILIAR a operação.
As despesas operacionais são divididas em 4 subcategorias:
Infraestrutura → gastos referentes à manutenção e reforma da infraestrutura da empresa. Equipamentos
Despesa Comercial → gastos referentes a parte de vendas e de marketing da empresa.
Despesas Financeiras → gastos referentes às finanças da empresa, como gastos com TEDs, taxas, juros, etc.
Despesa Administrativa → gastos referentes a parte administrativa da empresa.
Resultado Operacional
O resultado operacional demonstra a performance da sua empresa. Pois é o indicador financeiro que demonstra o resultado da sua empresa após todos os gastos relacionados com a operação.
RESULTADO OPERACIONAL = MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO - DESPESAS OPERACIONAIS
Impostos
São as contribuições pagas por empresas optantes pelos regimes tributários do lucro presumido, lucro real ou lucro arbitrário. Sendo estes impostos debitados diretamente do lucro líquido
Resultado após os impostos
Montante financeiro que indica o resultado operacional após o pagamento do CSLL e IRPJ
(RESULTADO OPERACIONAL - IMPOSTOS)
Entradas não operacionais
Alguns exemplos são:
Aportes de sócios
Empréstimos
Saídas não operacionais
Alguns exemplos são:
Empréstimos
Retiradas de sócios
Resultado Líquido
O resultado líquido indica o resultado geral da sua empresa. O cálculo pe feito pela seguinte fórmula:
RESULTADO LÍQUIDO = RESULTADO APÓS O IMPOSTO + ENTRADAS NÃO OPERACIONAIS - SAÍDAS NÃO-OPERACIONAIS
Caso tenha alguma dúvida ou dificuldade, entre em contato com nosso time de atendimento. Estamos sempre prontos para ajudar e garantir que sua experiência com a plataforma do Organizador PJ seja a melhor possível 💚