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O DFM, ou Demonstrativo Financeiro Mensal, tem por objetivo demonstrar a performance da sua empresa dentro de um determinado mês através de indicadores financeiros.
A análise demonstrativa financeira é possível porque toda transação da plataforma é classificada de acordo com o Plano de Contas, ou seja, toda transação é classificada para gerar um indicador financeiro específico.
A partir das classificações feitas em cada registro financeiro, o relatório DFM - Resultados apresenta a performance de um mês da sua empresa de acordo com diversos indicadores financeiros, que serão explicados um a um nesse artigo.
Como utilizar o relatório DFM - Resultados?
1. Para acessar o seu relatório, clique no menu "Relatórios", e selecione a opção "DFM".
2. Mantenha na aba "Resultados", como indicado na imagem abaixo:
3. Confira abaixo os filtros disponíveis para que possa aplicar antes de iniciar a sua análise.
Esconder zerado (Recomendado): Dessa forma, você terá uma visualização mais clara e simplificada das categorias em que as suas transações estão alocadas.
A recomendação é que antes de analisar o relatório, você clique no botão ‘Esconder Zerados’, para que o relatório mostre apenas as categorias do Plano de Contas que foram utilizadas.
Esconder movimentações transitórias: Ao selecionar essa opção, transações classificadas como ‘Transferência entre contas’, ‘Estornos de pagamentos’, ‘Transações internas’ e ‘Resgates e aplicações automáticas’ não serão mostradas no relatório.
Filtro por centro de custos: Digite o nome do centro de custo para filtrar por transações de acordo com o centro de custo informado. Precisa ser um centro de custo já cadastrado na plataforma e usado em registros financeiros. Caso esse campo esteja em branco, o relatório será composto por todas as transações da sua empresa no mês selecionado.
Entenda os indicadores financeiros!
A leitura do relatório sempre deve ocorrer na sequência apresentada, considerando que as linhas verdes são as entradas de dinheiro na empresa, as linhas vermelhas a saída de dinheiro, e as linhas azuis são os resultados obtidos, destacados como os principais indicadores financeiros.
O período de análise deve sempre ser filtrado, e o recomendado é que o relatório seja consumido para tomadas de decisão após o fechamento do mês.
Os indicadores financeiros são gerados por meio das classificações dos registros na plataforma. São eles:
● Receitas
As receitas são ENTRADAS através de venda de produto ou serviço prestado e que estão diretamente relacionados com o objetivo da empresa.
No nosso exemplo, as receitas seriam todas as entradas referentes as vendas de garrafas de água.
● Redutores
O redutor é uma SAÍDA cuja dedução está diretamente relacionada à receita bruta. Assim, quanto maior for a sua receita, maior serão os redutores. Alguns exemplos de redutores são:
- Impostos Federais
- Comissões
● Receita Líquida
A receita líquida é o primeiro indicador financeiro do relatório e ela representa o que a sua empresa realmente recebeu no período de um mês.
RECEITA LÍQUIDA = RECEITAS - REDUTORES
Ou seja, a receita líquida é o conjunto das entradas diretamente relacionadas com o objetivo da empresa, descontados os redutores. Assim, a receita líquida representa o montante que realmente entrou no caixa da sua empresa.
● Custos
Os custos são todos os gastos fundamentais para executar o serviço ou vender o produto da sua empresa. Uma boa dica para entender se determinado gasto é um custo ou não, é verificar se esse gasto é ESSENCIAL para executar o serviço da empresa.
Por exemplo: Na empresa de venda de garrafas de água, o plástico da garrafa é um custo, pois ele é um gasto essencial para que o serviço possa ocorrer. Sem a garrafa, não tem como vender água.
● Margem de Contribuição
A margem de contribuição é o segundo indicador financeiro do relatório. Ele mostra os resultados da empresa após os gastos com redutores e custos. Podemos simplificar a margem de contribuição como o resultado da empresa após os gastos “necessários” para a manutenção da empresa.
Podemos simplificar a margem de contribuição com a seguinte fórmula:
MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO = RECEITA LÍQUIDA - CUSTOS
● Despesas Operacionais
A despesa operacional é tudo aquilo que tem como objetivo AUXILIAR a operação.
As despesas operacionais são divididas em 4 subcategorias:
Infraestrutura → gastos referentes à manutenção e reforma da infraestrutura da empresa. Equipamentos
Despesa Comercial → gastos referentes a parte de vendas e de marketing da empresa.
Despesas Financeiras → gastos referentes às finanças da empresa, como gastos com TEDs, taxas, juros, etc.
Despesa Administrativa → gastos referentes a parte administrativa da empresa.
● Resultado Operacional
O resultado operacional demonstra a performance da sua empresa. Pois é o indicador financeiro que demonstra o resultado da sua empresa após todos os gastos relacionados com a operação.
RESULTADO OPERACIONAL = MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO - DESPESAS OPERACIONAIS
● Impostos
São as contribuições pagas por empresas optantes pelos regimes tributários do lucro presumido, lucro real ou lucro arbitrário. Sendo estes impostos debitados diretamente do lucro líquido
● Resultado após os impostos
Montante financeiro que indica o resultado operacional após o pagamento do CSLL e IRPJ
(RESULTADO OPERACIONAL - IMPOSTOS)
● Entradas não operacionais
Alguns exemplos são:
- Aportes de sócios
- Empréstimos
● Saídas não operacionais
Alguns exemplos são:
- Empréstimos
- Retiradas de sócios
● Resultado Líquido
O resultado líquido indica o resultado geral da sua empresa. O cálculo pe feito pela seguinte fórmula:
RESULTADO LÍQUIDO = RESULTADO APÓS O IMPOSTO + ENTRADAS NÃO OPERACIONAIS - SAÍDAS NÃO-OPERACIONAIS
Caso tenha alguma dúvida ou dificuldade, entre em contato com nosso time de atendimento. Estamos sempre prontos para ajudar e garantir que sua experiência com a plataforma do Organizador PJ seja a melhor possível 💚