Passar para o conteúdo principal

O que é, e quais os benefícios do Open Finance?

Atualizado há mais de 3 meses

Tempo de leitura: 2 minutos


O que é Open Finance?

Open Finance, também conhecido como sistema financeiro aberto, é uma iniciativa do Banco Central do Brasil que possibilita o compartilhamento de dados bancários através da tecnologia e integração com outros sistemas.
Essa iniciativa tem por objetivo fornecer maior controle na gestão das suas finanças, mais agilidade em suas transações e oferecer serviços que vão de encontro com o seu perfil e necessidades!

Como o Open Finance funciona?

Antes de explicar o funcionamento do Open Finance, é importante lembrar que ele só acontece mediante autorização prévia do cliente através do aplicativo ou site da própria instituição financeira.

O processo é semelhante ao da portabilidade de crédito e funciona assim:

  • O cliente do banco A solicita a cotação por meio do app ou internet banking do banco B.

  • O banco B aciona o banco A para ter acesso às informações financeiras do cliente.

  • O banco A pede autorização do cliente para compartilhar seus dados com o banco B e envia os dados apenas depois do consentimento.

  • O banco B consegue fazer uma cotação de forma mais rápida e customizada a partir do histórico do cliente que teve acesso, sem ser necessário iniciar um relacionamento do zero.

Quais os benefícios?

Os benefícios e vantagens da adesão ao Open Finance são muitos, e todos eles têm como objetivo proporcionar mais autonomia à vida financeira das pessoas e das empresas, oferecendo mais agilidade e transparência na aquisição de produtos e serviços.

Confira abaixo:

  • Soluções personalizadas: Com o Open Finance, você terá acesso a uma variedade de produtos e serviços adequados ao seu perfil, como condições de pagamento diferenciadas e aumento das opções de crédito.

  • Melhor experiência do usuário: O compartilhamento de dados financeiros permite que você tenha liberdade e autonomia para escolher os produtos e serviços que quiser, e definir as instituições com quem quer se relacionar.

  • Mais praticidade: Você poderá visualizar e gerenciar contas de diferentes instituições financeiras em um único local, proporcionando uma visão abrangente de suas finanças e facilitando o controle financeiro.

  • Segurança e privacidade: O Open Finance é regulamentado pelo Banco Central, e requer altos padrões de segurança e privacidade para proteger os dados financeiros dos seus usuários. As instituições financeiras devem cumprir regulamentações rigorosas para garantir a proteção dos dados compartilhados.

É seguro fazer o Open Finance?

Sim! Todo o processo acontece de forma online, supervisionado pelo Banco Central e protegido pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). E o mais importante: o compartilhamento de dados só acontece se você permitir!

O conceito de Open Finance é justamente reforçar que os dados do cliente pertencem a ele próprio e não à instituição ao qual está vinculado. Portanto, está em suas mãos a decisão de como, quando e com quem compartilhar os seus dados.

Como aderir ao Open Finance?

A adesão pode ser feita junto a sua instituição financeira. Acesse seu Internet Banking e pesquise por Open Finance, ou entre em contato com seu gerente para mais detalhes!

Respondeu à sua pergunta?