Tempo de leitura: 1 minuto
Os planos de contas são definidos de acordo com os códigos CNAEs que constam cadastrados no CNPJ da empresa na Receita Federal. Isso significa que cada empresa terá um plano de contas específico, de acordo com o seu tipo de atividade.
Assim que é feito o cadastro no Organizador PJ, identificamos em qual divisão a empresa se enquadra: Serviço, Varejo, Híbrido e Indústria.
Dessa forma, podemos oferecer um plano de contas adequado para cada empresa.
Mas como funciona a definição de planos de contas?
Para empresas que possuem todos os CNAEs cadastrados do mesmo tipo, escolhemos os planos de conta específicos, como serviço ou varejo. Já para empresas com CNAEs mistos, ou seja, com atividades de diferentes tipos, escolhemos o plano de contas híbrido. E para empresas que possuem CNAEs de produção, fabricação, cultivo, criação, entre outros, o plano escolhido é o de indústria.
A principal diferença entre os planos de contas está na categoria de custos. Isso acontece porque, devido ao tipo da empresa, teremos custos específicos para cada operação. Veja alguns exemplos:
Serviço: em custo do serviço prestado temos fornecedores de serviços, materiais e frota.
Varejo: em custo da mercadoria vendida temos a adição de estoque, insumos e frete.
Indústria: em custo de produção temos a adição de matéria-prima
Híbrido: em custo do serviço prestado/mercadoria vendida, temos a junção das categorias de custo dos planos de conta de serviço e varejo.
Além disso, para a parte de entradas, a identificação também ocorre de acordo com o tipo da empresa. Ou seja, se a empresa presta serviços, vende mercadorias ou realiza ambas as atividades.
Com essa definição de planos de contas, é possível ter uma visão mais clara e organizada das finanças da empresa, facilitando o controle e a tomada de decisões!
Caso tenha alguma dúvida ou dificuldade, entre em contato com nosso time de atendimento. Estamos sempre prontos para ajudar e garantir que sua experiência com a plataforma do Organizador PJ seja a melhor possível 💚