Como emitir boletos
Atualizado há mais de uma semana

Tempo de leitura: 2 minutos


As emissões de boletos podem ser realizadas de forma individual (somente boleto, ou já vincular a emissão de nota fiscal) ou em massa.

Neste artigo, você aprenderá a solicitar a emissão de boleto individual. Podendo ser à vista, recorrente ou parcelado.

Para emissão de boleto Pix, é necessário a contratação do serviço de cobrança híbrido junto ao Sicredi. Entre em contato com o seu gerente, e saiba mais 😉

Siga as orientações abaixo para chegar até a solicitação do boleto:

  1. No canto superior esquerdo da plataforma, clique no menu "Ações", e em seguida selecione a opção "Emitir cobrança"



  2. Na tela de solicitações, abaixo de "Cobrança individual" clique na opção "Boleto"



Agora, siga os passos abaixo para concluir a solicitação do boleto:

  1. Informações do cliente:


    ● Insira o nome do cliente ou o CPF/CNPJ na barra de pesquisa para localizar o cliente na plataforma
    ● Caso o cliente não tenha cadastro, clique no link verde "Crie um terceiro"
    ● Termine de preencher o cadastro do terceiro caso seja solicitado
    ● Clique em “Próximo passo”

    Observação:
    não será necessário cadastrar novamente o cliente para emissão de novos boletos/notas fiscais. Essas informações permanecerão salvas após cadastrar pela primeira vez.


  2. Informações da cobrança:

    ● Informe o valor total do boleto
    ● Informe a espécie do documento do boleto​
    ● Preencha a forma de recebimento – à vista, parcelado ou recorrente:

    • À vista: Um boleto único com o valor total da venda/prestação de serviço.

    • Parcelado: Vários boletos com o parcelamento do valor total da venda/prestação de serviço. (a emissão dos boletos com vencimento futuro pode ser feita toda junta, ou pode ser programada para emissão futura em datas distintas)

    • Recorrente: Em casos de prestação recorrente de serviços com uma faixa de valor definida, o usuário pode programar a emissão recorrente de boletos (mensal/trimestral, entre outros) para o mesmo cliente.

    ● Informe a data de emissão do boleto – a data em que o documento do boleto será emitido
    ● Informe a data de vencimento do boleto
    Descreva a que se refere o boleto no campo “Descrição” - máximo 80 caracteres.
    ● Beneficiário final (preenchimento opcional): preencha se a Pessoa Física ou Jurídica que receberá o pagamento não é a sua empresa. Obs.: Esse campo não altera a conta de recebimento do pagamento, apenas informa no boleto quem é o sacador/avalista da cobrança.


  3. Multas e Descontos:

    Em "Opções de vencimento", preencha as informações para definir se você deseja aceitar o pagamento do boleto após a data de vencimento.

    ● Prazo máximo após a data de vencimento: preencha até quantos dias de atraso o cliente poderá realizar o pagamento do boleto, ou seja, quantos dias depois da data do vencimento seu cliente poderá pagar.
    ● Multa pelo pagamento atrasado: escolha o valor da multa pelo pagamento em atraso.
    ● Juros para o pagamento atrasado: escolha a porcentagem ao mês que será cobrada como juros pelo pagamento em atraso.

    Em "Opções de desconto" preencha as informações para dar desconto para pagamento antecipado do boleto.

    ● Prazo máximo para o desconto: escolha com quantos dias de antecedência o cliente deve pagar o boleto para receber o desconto.
    ● Valor do desconto: informe o valor do desconto oferecido ao cliente pelo pagamento antecipado.

  4. Resumo da cobrança:

    ● Nessa etapa, revise todas as informações da cobrança para ter certeza que está tudo certo.
    ● Para concluir a solicitação do boleto, clique no botão verde "Emitir boleto"

  5. Pronto, boleto solicitado com sucesso! 🚀

Você pode encontrar o boleto na Lista de cobranças e acompanhar o seu status.

Caso ainda tenha ficado alguma dúvida, entre em contato com o nosso suporte através do chat da plataforma, WhatsApp ou e-mail 💚

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