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Entenda o plano de contas

Atualizado há mais de 2 meses

Tempo de leitura: 1 minuto


O Plano de Contas é uma ferramenta que auxilia na organização e gestão das movimentações financeiras de sua empresa.

Além do controle financeiro, também tem como objetivo fornecer informações detalhadas sobre as entradas e saídas, e gerar relatórios completos para que você visualize de forma clara onde determinado débito ou crédito foi alocado.

Na plataforma do Organizador PJ, o plano de contas é padronizado com o objetivo de garantir maior assertividade na classificação das informações. Por esse motivo, não é possível criar um plano de contas personalizado.

Como é a estrutura do plano de contas?

A estrutura hierárquica do plano de contas é dividida em quatro níveis para organizar suas transações:

  1. Tipo: Define se é uma Entrada ou Saída.

  2. Conta: O grupo principal ao qual a transação pertence.

  3. Categoria: O detalhamento da conta.

  4. Subcategoria: O detalhamento final da categoria, para a análise mais específica.

Essa categorização é importante para que você tenha uma visualização fiel e clara das movimentações da sua empresa. Isso torna possível uma análise precisa e eficiente de onde estão alocadas as entradas e saídas.

Como, por exemplo, verificar de forma minuciosa os valores que foram gastos com aluguel ou salário, e também visualizar quanto foi recebido de cada cliente.

Classificação dos registros financeiros

Toda transação criada na plataforma é classificada de acordo com o Plano de Contas para gerar um indicador financeiro específico. Essa classificação é realizada de acordo com a origem ou finalidade da transação, e feita conforme com as categorias e subcategorias do plano de contas.

A partir das classificações, os relatórios apresentam a performance da sua empresa de acordo com diversos indicadores financeiros.

No seu Organizador PJ, o plano de contas e a classificação servem como pilar essencial para a geração de relatórios.

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